Como Funciona a Energia Solar

Entender detalhadamente como funciona a energia solar é um importante requisito para a aquisição ou montagem de um sistema de captação de energia solar.

Este artigo contém uma série de informações de como funciona a energia solar e pode lhe guiar na escolha da melhor opção para sua residência ou empresa.

A energia solar funciona por meio de painéis solares que captam a luz solar e geram energia elétrica (efeito fotovoltaico) que é levada ao inversor solar, onde ocorre a conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída para sua residência ou comércio.

A geração de energia elétrica no momento da captação da luz solar pelas placas solares chama-se efeito fotovoltaico.

O efeito fotovoltaico ocorre quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar. Esta colisão gera um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua. Esta corrente também é chamada de Energia solar fotovoltaica.

A natureza usa a energia Solar a milhares de anos, e bem usada, só a raça humana ainda não conseguiu, usar em toda sua possibilidade. Celllo Vieira

Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica - Passo a Passo

  1. O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica
  2. O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa
  3. A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa
  4. A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos
  5. O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos